Qual A Diferença Entre Purificador De Água E Filtro?

Indique a leitura aos amigos

É comum que muitas pessoas ainda não saibam a diferença entre purificador de água e filtro, não é mesmo?

 Normalmente, a água que chega até nós está repleta de impurezas e, para evitar problemas de saúde, é importante consumir uma água mais pura.Para isso, pode-se utilizar os filtros ou purificadores de água, mas, ainda há quem confunda as duas coisas. Portanto, continue lendo para saber quais são as diferenças entre ambos!

 

Qual a diferença entre purificador de água e filtro?

 

 

Para evitar o desenvolvimento de algum problema de saúde, é importante tratar a água que chega até você antes de consumi-la.

Pois, essa agua pode estar repleta de impurezas, bactérias, vírus e outras substâncias que podem causar uma série de danos à sua saúde.Assim sendo, uma das formas de deixar a água mais saudável para o consumo, é através de um filtro ou purificador de água.

Mas, afinal, qual a diferença entre um purificador de água e filtro?Bem, os filtros são bem mais simples e baratos, em comparação com os purificadores, pois, não utilizam energia elétrica.

Basicamente, há dois modelos de filtros, o de barro e o de plástico/inox. Eles funcionam por meio de uma vela central, responsável por reter as impurezas, porém, não são capazes de reduzir o índices de cloro presente na água e nem as bactérias.

Além disso, a vela do filtro precisa ser higienizado periodicamente e sua vela trocada, já que com o tempo de uso pode acabar deixando a agua com um gosto ruim.Já os purificadores de água são produtos que, geralmente, funcionam com energia elétrica e são mais completos.

 Isso porque, os purificadores conseguem eliminar as bactérias, e reduzir o índice de cloro e sais presentes na água, deixando assim a água muito mais saudável para o consumo.

 

Qual a função de um purificador de água?

 

A principal função de qualquer purificador de água é descontaminar a água através de um elemento filtrante, conhecido como refil. Esse processo é dividido em três etapas diferentes:

 

Na etapa da filtração, o purificador retém as impurezas presentes na água, como por exemplo, ferrugem, barro, areia, etc…

 

Em seguida, durante a etapa da esterilização, o purificador ativa uma função bacteriostática, responsável por impedir a proliferação de micro-organismos em seu interior, tais como, bactérias, fungos, vírus e micróbios.

 

E, por fim, na etapa de absorção, o purificador elimina as substâncias encontradas na água, incluindo o cloro, sais e outros tipos de metais que podem causar danos à nossa saúde. E, além disso, elimina os odores e gostos desagradáveis da água.

 

Qual o melhor purificador de água aprovado pelo Inmetro?

agua pura 

Bem, agora que você já conhece a principal diferença entre purificador de água e filtro, confira a seguir quais são os melhores purificadores de água aprovado pelo Inmetro!

 

1. Consul CPC31:

 

Esse modelo conta com um excelente desempenho e máxima eficiência.

 

De acordo com o INMETRO, esse aparelho foi classificado como Classe A, ou seja, ele é capaz de deter todas as micropartículas presentes na água.

 

Além disso, possui um ótimo design e é bem compacto. Apesar de não ser refrigerado, possui uma excelente vazão, de 1,5 litros por minuto.

 

2. Electrolux PE11B:

 

Esse modelo possui um design elegante com Blue Touch e um excelente custo benefício, devido a sua capacidade de filtragem, que consegue reter a maior parte das impurezas, sendo classificado como Classe C.

 

Além disso, o refil desse aparelho possui uma vida útil de até 3.000 litros de água, sendo maior que a média do mercado.

 

E também possui três opções diferentes de temperatura da água: natural, fria e gelada.

 

3. Electrolux PA21G:

 

Esse purificador conta com um design sofisticado e características mais inovadoras, incluindo o seu recurso que permite servir a quantidade de água pré-determinada.

 

Para isso, é só selecionar o botão com a opção desejada e a temperatura da água, que pode ser natural, fria e gelada.

 

Além disso, possui uma vazão de 2 litros de água por minuto e foi classificado, segundo o INMETRO, como classe A.

 

O que significa que possui alta eficiência em filtragem contra o cloro e bactérias.

 

4. IBBL FR600:

 

Já esse modelo funciona por compressor e, por isso, possui uma capacidade de refrigeração maior em relação aos eletrônicos.

 

Além disso, possui um termostato que permite regular a temperatura da água de acordo com sua preferência.

 

E, por ser um aparelho mais robusto e resistente, pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos

 

5. Consul CPB36ABB:

 

Esse modelo conta com um ótimo desempenho de filtragem de água, com eficiência bacteriológica, sendo considerado como classe A, de acordo com o INMETRO.

 

O seu sistema de compressor permite que a água natural fique gelada mais rápido que outros tipos de purificadores.

 

Além disso, possui um display digital bem moderno que indica quando a vida útil do refil, desse modo você saberá quando troca-lo.

 

Conclusão

beber agua 

Portanto, a principal diferença entre um purificador de água e filtro, é que os purificadores são mais eficientes em reter quaisquer tipo de impurezas e substâncias na água que possam prejudicar a nossa saúde.

Embora sejam aparelhos mais caros, vale a pena o investimento, pois, fornecem água mais saudável e pura, em comparação com os filtros

Enfim, o que achou desse conteúdo? Ainda possui alguma dúvida? Deixe o seu comentário!


Indique a leitura aos amigos

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website