Manutenção de ar condicionado: como fazer?

Aprenda a fazer a manutenção do ar-condicionado corretamente, a fim de prevenir problemas técnicos e preservar a saúde de toda a família.

Depois de comprar um ar-condicionado, é muito importante se preocupar com a manutenção do equipamento. Ele precisa ser limpo periodicamente para não ter o funcionamento prejudicado, tampouco a qualidade do ar.

Manutenção de ar condicionado como fazer 1

Cuidar da manutenção do ar-condicionado significa fazer uma limpeza constante. Quando os filtros do aparelho estão sujos, eles liberam sujeira e poeira no ambiente, causando crises de rinite, sinusite e tantos outros problemas de saúde.

Dicas para a manutenção de ar-condicionado

Veja a seguir algumas dicas importantes sobre manutenção de ar-condicionado:

Realize a manutenção preventiva

Antes de remover as partes que integram o ar-condicionado para fazer a limpeza, leia com atenção o manual de instruções do aparelho. Esse documento costuma ter o passo-a-passo detalhado na manutenção periódica e orientações do fabricante para não ter surpresas desagradáveis.

Você não deve esperar o ar-condicionado apresentar problemas para higienizá-lo. Na verdade, é recomendado fazer uma manutenção preventiva do equipamento, ou seja, uma limpeza do painel frontal e dos filtros uma vez por mês. No caso de ambientes com grande fluxo de pessoas, como loja ou escritório, essa manutenção deve acontecer a cada 15 dias no mínimo.

Para realizar a manutenção preventiva, primeiramente é necessário desligar o ar-condicionado e retirá-lo da tomada. Feito isso, remova o painel frontal e passe um pano no aparelho. Na sequência, remova os filtros e limpe-os com água morna e detergente. Se você quer facilitar um pouco a sua mão-de-obra, experimente usar um aspirador de pó. Não coloque as peças nos seus devidos lugares sem antes verificar se elas estão totalmente secas.

Realize a manutenção profissional

Manutenção de ar condicionado como fazer

A manutenção profissional garante uma limpeza completa do ar condicionado. Nela, o equipamento é totalmente desmontado por um técnico para remover toda a sujeira acumulada.

É preciso contratar um técnico profissional e autorizado para realizar a manutenção completa. Com relação a frequência, o recomendado é fazer esse tipo de limpeza uma vez por ano, no caso de equipamentos de uso doméstico, e uma vez a cada seis meses, em aparelhos instalados em ambientes comerciais ou escritórios.

A higienização, feita por mão-de-obra especializada, submete o equipamento a um processo de assepsia interna, que, por sua vez, utiliza produtos químicos.

As vantagens da manutenção do ar-condicionado

Realizar a limpeza do ar-condicionado garante muitos benefícios. Entre eles, vale destacar:

Previne problemas técnicos: o acúmulo de poeira nos filtros aumenta as chances do ar-condicionado de sofrer com panes. Portanto, a manutenção aumenta a eficácia do equipamento e reduz as chances de problemas técnicos.

Previne problemas de saúde: a manutenção correta impede que as bactérias, os fungos e poluentes tomem conta do ar.

Economiza energia: um ar-condicionado sujo é responsável por forçar o funcionamento do compressor, o que acaba desencadeando aumento na conta de luz.

Aumenta o tempo de vida útil: um equipamento sem manutenção dura pouco tempo, especialmente nas cidades litorâneas.

E aí? Você está pronto para realizar a manutenção do seu ar-condicionado corretamente? Deixe um comentário. Em caso de dúvidas, comente também.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website