Manutenção de ar condicionado: como fazer?
Aprenda a fazer a manutenção de ar condicionado corretamente, a fim de prevenir problemas técnicos e preservar a saúde de toda a família.
Depois de comprar um ar-condicionado, é muito importante se preocupar com a manutenção do equipamento. Ele precisa ser limpo periodicamente para não ter o funcionamento prejudicado, tampouco a qualidade do ar.
Cuidar da manutenção do ar-condicionado significa fazer uma limpeza constante. Quando os filtros do aparelho estão sujos, eles liberam sujeira e poeira no ambiente, causando crises de rinite, sinusite e tantos outros problemas de saúde.
Dicas para a manutenção de ar condicionado
Veja a seguir algumas dicas importantes sobre manutenção de ar condicionado:
Realize a manutenção preventiva
Antes de remover as partes que integram o ar-condicionado para fazer a limpeza, leia com atenção o manual de instruções do aparelho. Esse documento costuma ter o passo-a-passo detalhado na manutenção periódica e orientações do fabricante para não ter surpresas desagradáveis.
Você não deve esperar o ar-condicionado apresentar problemas para higienizá-lo. Na verdade, é recomendado fazer uma manutenção preventiva do equipamento, ou seja, uma limpeza do painel frontal e dos filtros uma vez por mês. No caso de ambientes com grande fluxo de pessoas, como loja ou escritório, essa manutenção deve acontecer a cada 15 dias no mínimo.
Para realizar a manutenção preventiva, primeiramente é necessário desligar o ar-condicionado e retirá-lo da tomada. Feito isso, remova o painel frontal e passe um pano no aparelho. Na sequência, remova os filtros e limpe-os com água morna e detergente. Se você quer facilitar um pouco a sua mão-de-obra, experimente usar um aspirador de pó. Não coloque as peças nos seus devidos lugares sem antes verificar se elas estão totalmente secas.
Realize a manutenção profissional
A manutenção profissional garante uma limpeza completa do ar condicionado. Nela, o equipamento é totalmente desmontado por um técnico para remover toda a sujeira acumulada.
É preciso contratar um técnico profissional e autorizado para realizar a manutenção completa. Com relação a frequência, o recomendado é fazer esse tipo de limpeza uma vez por ano, no caso de equipamentos de uso doméstico, e uma vez a cada seis meses, em aparelhos instalados em ambientes comerciais ou escritórios.
A higienização, feita por mão-de-obra especializada, submete o equipamento a um processo de assepsia interna, que, por sua vez, utiliza produtos químicos.
As vantagens da manutenção do ar-condicionado
Realizar a limpeza do ar-condicionado garante muitos benefícios. Entre eles, vale destacar:
Previne problemas técnicos: o acúmulo de poeira nos filtros aumenta as chances do ar-condicionado de sofrer com panes. Portanto, a manutenção aumenta a eficácia do equipamento e reduz as chances de problemas técnicos.
Previne problemas de saúde: a manutenção correta impede que as bactérias, os fungos e poluentes tomem conta do ar.
Economiza energia: um ar-condicionado sujo é responsável por forçar o funcionamento do compressor, o que acaba desencadeando aumento na conta de luz.
Aumenta o tempo de vida útil: um equipamento sem manutenção dura pouco tempo, especialmente nas cidades litorâneas.
E aí? Você está pronto para realizar a manutenção do seu ar-condicionado corretamente?
Já falamos em outro artigo sobre como o ar condicionado elextrolux é bom, sugiro a leitura.
Deixe um comentário. Em caso de dúvidas, comente também.