Instalação de ar condicionado: dicas e truques!

Você comprou um ar-condicionado, mas tem muitas dúvidas sobre a instalação? Então confira dicas e truques para tirar o melhor proveito da instalação de ar condicionado sem gastar muito dinheiro com a conta de luz. Medidas simples podem fazer toda a diferença!

Com a chegada do verão, milhares de pessoas buscam um ar-condicionado bom, barato e capaz de deixar a casa mais fresquinha. Depois de escolher o melhor aparelho, o consumidor se depara com o dilema da instalação. O que é preciso para instalar? Quais são os cuidados necessários? Como é possível economizar? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas ao longo da matéria.

instalacao-de-ar-condicionado-dicas-e-truques-1

Dicas e truques para instalação de ar condicionado

Selecionamos algumas dicas para instalação de ar-condicionado e obter o melhor resultado possível. Confira:

Converse com um técnico

Conversar com um técnico, antes mesmo da compra do ar-condicionado, é uma estratégia poderosa para não comprar o equipamento errado. Peça para esse profissional explicar as vantagens e desvantagens dos principais modelos encontrados à venda no mercado, ou seja, split e de janela.

Faça uma análise técnica

Procure um profissional especializado em refrigeração e peça para ele realizar uma análise técnica do ambiente onde o ar-condicionado será instalado. Em geral, é preciso saber onde o sol incide nas paredes, se existe saída de ar e como se dá a entrada de calor.

Fique de olho na capacidade

O consumidor também deve ficar de olho na capacidade do equipamento que vai adquirir. Um aparelho com potência muito inferior, por exemplo, vai precisar trabalhar por muito tempo para refrigerar o ambiente. O seu preço pode até ser mais acessível, mas o valor da conta de energia elétrica pode subir consideravelmente.

Contrate um bom profissional

Contratar um bom profissional faz toda a diferença na hora da instalação do ar-condicionado. Ele tem condições de calcular a carga térmica do ambiente, elaborar o croqui e medir as distâncias entre a unidade condensadora e a evaporadora. Também cabe ao técnico verificar a quantidade de tubo de cobre necessária, cabo PP, tubo de dreno, entre outros itens essenciais para a instalação.

instalacao-de-ar-condicionado-dicas-e-truques

Atenção ao preço

A instalação de um ar-condicionado não é barata, principalmente quando se trata do modelo split. Portanto, se o técnico estiver cobrando um valor muito abaixo da média, desconfie, pois isso pode ser um sinal de que o serviço não tem tanta qualidade.

Cuidados essenciais

Existem alguns cuidados que são considerados essenciais para o bom desempenho do ar-condicionado. No caso da instalação da unidade externa, é importante: evitar instalar ao lado oeste, não instalar em lugares com muito vento, próximo de fontes de calor, com umidade, vento forte ou poeira.

Sinais de uma má instalação

Entre os erros mais frequentes de uma má instalação, vale destacar a falta de cálculo de carga térmica, a escolha de ambientes não favoráveis para instalar, o estrangulamento da tubulação, o vazamento e a falta de conexão entre a unidade interna e externa.

Faça o teste de vazamento

O teste de vazamento do ar-condicionado deve ser realizado para evitar acidentes. Você pode usar a própria audição ou a combinação de sabão líquido com água.

E aí? Restou alguma dúvida sobre instalação de ar condicionado? Deixe um comentário com a sua pergunta.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website