Como escolher ar condicionado? Aprenda aqui!

Aprenda como escolher ar condicionado ideal para cada ambiente, valorizando o tamanho da área que será climatizada, o tipo de equipamento e a capacidade de poupar energia elétrica.

O ar-condicionado é um equipamento moderno e funcional, que promete deixar os ambientes internos mais frescos durante os meses de verão. Para não ter dor de cabeça depois da compra, vale a pena considerar algumas dicas para fazer a escolha certa do produto.

Como escolher ar condicionado Aprenda aqui!

Dicas de como escolher ar condicionado

Veja a seguir algumas dicas para escolher o ar condicionado ideal para a sua casa sem arrependimentos depois:

Conheça as características de cada tipo de ar-condicionado

Nas lojas, é possível encontrar basicamente três tipos de ar condicionado. São eles: o de janela, o split e o portátil. Para escolher a melhor opção, o primeiro passo é conhecer os prós e contras de cada equipamento.

O ar condicionado de janela é compacto e reúne todo o seu sistema de refrigeração em apenas um bloco. As versões mais novas desse equipamento não consomem tanta energia, mas podem causar um barulho bem desagradável no ambiente.

As pessoas que desejam um ar condicionado moderno, silencioso e com baixo consumo de energia devem optar pelo split. Esse equipamento é composto por duas partes, sendo que uma é instalada na parte interna do ambiente e a outra no exterior. Ele garante uma climatização rápida e eficiente, só que demanda mais trabalho na sua instalação.

O ar condicionado portátil também faz muito sucesso no mercado, afinal, ele oferece mobilidade aos moradores de uma casa. O equipamento não demanda instalação complexa e tem bom desempenho em ambientes pequenos. É um modelo bem interessante para quem mora em um apartamento pequeno de aluguel.

Veja onde comprar Ar condicionado mais barato

Nas 2 lojas abaixo você encontra preços excelentes, clique e confira:

ponto frio

ricardo letro botao

Identifique a sua necessidade

Depois de conhecer as características de cada tipo de ar-condicionado, é essencial identificar as necessidades do ambiente onde o equipamento de refrigeração será instalado. Calcule o tamanho da área para descobrir qual potência é ideal para refrigerar de maneira uniforme.

Um ar-condicionado básico, de 7.000 BTUS, consegue climatizar um espaço com área de 6 a 12 m². Um modelo intermediário, com 12.000 BTUS, tem bom desempenho em ambientes com medidas entre 13 e 17 m². Já o equipamento com 18.000 BTUS é uma boa escolha para espaços um pouco maiores, com área de 26 a 30 m². Por fim, temos um ar-condicionado super potente de 22.000 BTUS, que garante uma temperatura agradável em espaços com tamanho entre 31 e 35 m².

Como escolher ar condicionado Aprenda aqui 1

Em lojas especializadas em ar-condicionado, há equipamentos com potência superior a 22.000 BTUS. E, como já foi possível perceber, quanto mais BTUS tem um sistema de refrigeração, maior o espaço que ele consegue climatizar.

Não é apenas o tamanho do ambiente que influencia o desempenho de um sistema de refrigeração. Também é importante considerar a intensidade de sol e o número de pessoas que dividem o mesmo espaço.

Valorize o Selo Procel

O Selo Procel está relacionado a economia de energia de um ar-condicionado. Quando ele apresenta a classificação A ou B, a capacidade do produto de poupar energia é de até 34%. Essa informação deve ser analisada com cautela, pois vai refletir direto na conta de luz no final do mês.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre como escolher ar condicionado? Deixe um comentário com a sua pergunta.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website