Ar de janela x Ar Split: prós e contras de cada um!

Veja um comparativo de Ar de janela x Ar Split e faça sua escolha com embasamento!

Com a chegada do verão, as temperaturas médias costumam subir bastante no Brasil. Aí em sua casa por exemplo você deve ter sentido o calor nesses meses de janeiro e fevereiro. Com o desenvolvimento da tecnologia, muitos tipos de aparelhos de ar condicionado surgiram no mercado, e hoje vamos falar de 2 tipos deles, para que você consiga fazer a melhor escolha e leve o que realmente precisa. Acompanhe conosco.

Ar de janela x Ar Split – qual o melhor pra você?

Não existe necessariamente o “melhor” ou “pior”, tudo irá depender do espaço que você tem, se mora em casa ou apartamento e o quanto pode gastar. Acompanhe conosco.

ar janela x split

AR de janela

É o modelo mais simples e antigo. Compacto, reúne todo o sistema de refrigeração em um só bloco.Muito usado em quartos pequenos e em prédios onde o motor de um modelo split não pode ficar para fora.Em média, o Ar-condicionado Convencional, necessita de um tempo um pouco maior de operação para atingir a temperatura desejada comparado com o Inverter.Seu preço inicial é mais em conta do que o modelo Split, mas, como já vimos, tem um custo/mês superior e também é um equipamento mais barulhento.

Vantagens:

  • Geralmente conta com preço mais atrativo;
  • Tem instalação mais fácil (em relação ao modelo split).

Desvantagens:

  • Menor capacidade de refrigeração (os modelos de janela não ultrapassam 30.000 BTUs);
  • Produz mais ruído do que o ar condicionado split.

Ar Split

Os modelos de ar-condicionado Samsung estão entre os mais vendidos. (Foto: Divulgação)

Ele carrega esse nome por é separado em duas partes (split em portugês = divisão).Uma parte fica instalada do lado de fora de casa, chamada condensador, e uma unidade interior (aquela que fica no cômodo), chamada evaporador. Os aparelhos de ar-condicionado dotados dessa tecnologia apresentam um sistema que regula o fluxo de energia por meio do controle de velocidade do compressor, sem a necessidade de desligar e voltar a ligar o aparelho com frequência. Isso evita os picos de voltagem, regulando melhor o consumo de energia..Tenha em mente que o inverter, geralmente, tem preço de aquisição mais elevado do que os split’s normais.

Vantagens:

– Permite selecionar a temperatura que mais agrada, trazendo comodidade nos dias de calor intenso
– Alguns aparelhos possuem filtros que tratam o ar, proporcionando um respirar mais puro
– Pode ser instalado em diversos ambientes
– Quando instalado corretamente, funciona em qualquer condição climática
– Aumenta a vida útil de computadores, que tendem a superaquecer em climas quentes

Desvantagens:

– Exige custo de instalação
– Exige uma pequena obra
– Possui alto consumo de energia
– Reduz a umidade do local

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso fazer a melhor escolha do seu aparelho de ar condicionado. Lembrando que é difícil opinar em qual é realmente o melhor pois tudo irá depender do seu espaço disponível e do quanto é possível gastar dentro do seu orçamento.

Sugestões e dicas de outros artigos podem ser deixadas nos comentários.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website