Ar condicionado automotivo: como escolher?

Veja em que detalhes prestar atenção ao escolher o seu Ar condicionado automotivo e faça a escolha certa!

Imagine a seguinte situação: Trânsito, buzinas, atraso, estresse e um carro que mais parece um forno, de tão quente. Deixar as janelas abertas não é uma boa opção, diante de tantos casos de assaltos e violência.

E o que fazer nesse momento? Em um país de temperaturas tão elevadas como o Brasil, é muito ruim andar em um automóvel que não ofereça um bom ar condicionado.

Ar condicionado automotivo: escolhendo corretamente.

ar condicionado automotivo

Existem no mercado várias opções para quem deseja refrigerar esse ambiente. Confira abaixo os modelos mais comuns:

Analógico: É o modelo mais comum. A escolha da temperatura é feita de forma manual, através de botões que definem a velocidade do ventilador. Não é possível medir a temperatura em graus, pois fica de acordo com os ajustes realizados pelo botão.

Analógico com controle automático: É parecido com o modelo analógico, mas permite a troca de temperatura através de um controle automático e evita que seja necessário ficar ajustando os botões o tempo todo.

Digital: Nesse modelo, que é totalmente digital, as informações sobre a temperatura ficam disponíveis em uma tela e podem ser ajustadas entre 17° e 28° (dependendo do modelo). Alguns contam com a tecnologia touch, que permite realizar os ajustes com um toque.  Mesmo sendo digital, esse modelo não mantém a temperatura constante, mas garante uma melhor precisão na hora de defini-la.

Digital automático: Semelhante ao modelo digital, a vantagem desse aparelho é que ele permite manter a temperatura constante dentro do veículo, sem a necessidade de ficar ajustando toda hora. Ele possui uma tecnologia mais avançada e seu uso vem crescendo no mercado nos últimos anos. Veículos mais modernos possuem o aparelho instalado de fábrica.

O que são as zonas?

As zonas são pontos que definem a circulação de ar dentro do automóvel. A maioria dos veículos possui apenas uma zona de ar, que se localiza na frente do motorista. Um carro com duas zonas possui saída de ar também para o carona, possibilitando ajustes distintos.

Veículos com três zonas permitem que o passageiro no banco traseiro possa ter sua própria temperatura. Veículos de mais de 4 zonas são modelos mais luxuosos que permitem ajustes distintos para os passageiros atrás do carona e do motorista.

Antes de escolher um modelo para o seu veículo, você precisa saber qual é o espaço disponível para a inclusão do aparelho. Modelos muito grandes podem exigir muitas modificações na estrutura do carro.

É importante verificar também quantas pessoas costumam utilizar o carro (se geralmente é só o motorista ou se existem muitos passageiros). Para realizar a instalação do ar condicionado, contar com a ajuda profissional é fundamental, pois ele pode avaliar qual a melhor forma de incluir o aparelho sem danificar o veículo.

O ar condicionado no veículo não é mais questão de luxo e sim de necessidade. Dirigir de forma mais confortável ajuda o motorista a guiar-se melhor, não se cansar muito e ter um trajeto mais tranquilo.

Verifique qual a melhor opção para o seu veículo e invista no seu bem estar.

 

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website