3 DICAS PARA ESCOLHER SEU AR CONDICIONADO

Indique a leitura aos amigos

Em um país tropical, reconhecido pelo calor exorbitante como é o nosso, muita gente sonha em ter um ar condicionado em casa. Afinal, nada melhor do que estar sempre em um ambiente climatizado, com a temperatura do jeitinho que a gente gosta. No entanto, na hora de escolher o modelo ideal, é comum que certas dúvidas surjam. Assim, selecionamos 3 dicas essenciais para você acertar na escolha do seu aparelho de ar condicionado. Confira!

 

1 – ENTENDA O QUE É BTU

Como em tantos outros aparelhos eletrodomésticos, a potência também é um fator importante na hora de optarmos por um ar condicionado. Ela é medida em BTU, sigla para British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica, em inglês), e determina qual é a potência de refrigeração do ar condicionado.

ar condicionado mercado livre

Para acertar na escolha da potência de seu ar condicionado, é importante levar em consideração o tamanho do cômodo em que ele será instalado. Por exemplo, ambientes pequenos, com cerca de 10m², um ar condicionado de 7000 BTUS normalmente basta. Um  ar condicionado 12000 BTUS, por sua vez, geralmente é recomendado para ambientes maiores, com 15m², aproximadamente.

 

Além do tamanho do cômodo, outro aspecto a levar em consideração é a incidência solar sobre ele. Um quarto pequeno pode precisar de um aparelho mais potente caso receba sol direto na maior parte do dia, por exemplo.

 

2 – OS TIPOS DE APARELHO

 

Portátil

Pequeno e passível de ser transportado para qualquer lugar, é o modelo mais versátil e prático entre todos. Não demanda instalação, bastando apenas ligar na tomada e colocar o seu tubo extensor para fora, pela janela ou varanda, para que o aparelho funcione.

 

Janela

Os modelos tipo janela possuem todos os componentes (unidade condensadora e evaporadora) em um único bloco. Sua indicação é para ambientes pequeno. A instalação é mais simples, porém depende de um buraco e um suporte na parede voltado para fora. 

 

Split

O Split é um ar condicionado formado por dois aparelhos, a unidade condensadora e a evaporadora. Existem variações entre os splits.

O split hi-wall é o modelo mais comum e utilizado no Brasil. Isso porque ele não exige a quebra de paredes para a sua instalação. Ele funciona muito bem em ambientes de pequeno e médio porte.

 

O split piso-teto recebe esse nome pois pode ser instalado tanto no piso quanto no teto de um cômodo. Seu desempenho é excelente, sendo indicado para ambientes de médio e grande porte

 

O multisplit é ideal para quem deseja climatizar vários ambientes de uma só vez. Ele conta com várias unidades evaporadoras para cada cômodo, mas todas são ligadas à mesma unidade condensadora do lado de fora.

 

3 – AR FRIO E AR QUENTE

Enquanto a maioria dos modelos contam com a esperada função de resfriar um ambiente, alguns modelos de ar condicionado conta com ciclo reverso para ser utilizado como aquecedor. Se você vive em uma região com invernos mais amenos e deseja ter um aparelho para climatizar sua casa mesmo nesse período do ano, se atente aos modelos que possuem a função ar frio e ar quente.

 


Indique a leitura aos amigos

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website